Um jardineiro me revelou um método para salvar uma orquídea ameaçada de extinção. Este método traz vida a qualquer planta!
Se as folhas da orquídea estiverem murchando e amolecendo, o problema provavelmente é o apodrecimento das raízes. Como você revive uma orquídea podre? É possível se você cuidar bem da planta.
Por que minhas orquídeas estão morrendo?
A podridão radicular é geralmente causada por má drenagem do solo ou irrigação excessiva, embora possa ser causada por solo velho ou compactado. Se as folhas começarem a murchar e amarelar, você pode salvar a orquídea simplesmente movendo-a para outro recipiente. No entanto, se as raízes estiverem muito apodrecidas, é necessário cortar as áreas afetadas e mudar o solo para dar à orquídea a melhor chance de recuperação.
Como você revive uma orquídea podre?
Se o recipiente não tiver drenagem suficiente, mova a orquídea para outro recipiente. Se a flor for guardada em um recipiente sem furos de drenagem, as raízes podem começar a apodrecer devido ao excesso de água. Para resolver esse problema, coloque a orquídea em um recipiente com furos. Evite plantá-lo antes que as flores caiam. Se houver suspeita de podridão da raiz, replante a planta imediatamente para mantê-la viva.
Às vezes, as orquídeas são plantadas em um recipiente de plástico fino com furos de drenagem e depois o recipiente é colocado em um vaso decorativo sem drenagem. Nesse caso, é possível retirar o recipiente plástico e deixar a orquídea dentro até o plantio.
Se a orquídea já foi plantada em vaso com boa drenagem, mas as raízes continuam apodrecendo, pode ter sido regada demais. Se este não for o motivo, a cama pode ser muito velha. Neste caso, mova a planta para um novo vaso com solo novo.
Qual vaso escolher?
Escolha um vaso de terracota do mesmo tamanho do recipiente antigo. As orquídeas crescem melhor se plantadas em vasos não muito grandes. Além disso, quanto mais substrato você usa, mais água a planta retém, aumentando o risco de apodrecimento das raízes. Ao escolher um recipiente menor, você pode manter o máximo de terra disponível, para não atrapalhar muito a planta. Os vasos de cerâmica são ótimos para orquídeas porque são porosos. Desta forma, o solo seca mais rapidamente e evita-se o apodrecimento das raízes. Se você reutilizar o frasco, mergulhe-o em uma solução de 1 parte de água sanitária e 9 partes de água por cerca de 2 horas. Isso matará qualquer bactéria ou fungo que possa danificar as plantas. Antes de usar a banheira, deixe secar por cerca de 2 dias para eliminar completamente o cloro.
Transplante de orquídea
Remova cuidadosamente a planta inteira do vaso. Vire-o de lado e agarre a planta pela base do caule. Em seguida, remova a planta com cuidado. Não danifique as raízes mais do que já estão, por isso não puxe com muita força nem tente forçar a orquídea para fora do vaso. Se a planta não sair facilmente do recipiente, experimente mergulhar todo o recipiente em água por cerca de 5 minutos para amolecer as raízes. Se a orquídea ainda estiver difícil de remover, pode ser necessário quebrar o vaso.
Transfira cuidadosamente a orquídea para o novo vaso. Pressione suavemente as raízes no novo recipiente e adicione o máximo possível de terra para vasos. Não compacte solo duro: as raízes das orquídeas precisam de ar para secar. No entanto, se a planta no novo vaso estiver muito fraca, pode-se adicionar terra nas bordas do vaso.
Se o novo vaso for mais profundo do que o antigo, adicione solo especial para vasos de orquídeas no fundo do vaso antes de plantar a planta.
Cuidados com orquídeas
Espere alguns dias antes de regar a flor. Não regue muito a orquídea de uma só vez. Dê à planta 2 a 3 dias para se acostumar com o novo ambiente e regue somente quando a camada superior do solo estiver seca. É possível que, após o plantio de uma orquídea, suas flores murchem. Se isso acontecer, não significa que algo esteja errado, mas provavelmente é apenas um choque de transplante. As orquídeas crescem melhor se o meio de cultivo for trocado a cada dois anos.
A canela também ajuda a planta a crescer. É perfeito para tratar orquídeas podres. Prepare uma solução com 2 colheres de chá de canela e 1 litro de água fervida e misture. Deixe esfriar completamente e lave a sujeira. Despeje a mistura em uma garrafa plástica e use para fertilizar as flores. Você pode ver como essa mistura afeta seu crescimento. Mas não use constantemente, pois pode ressecar demais a orquídea.