Uma orquídea sem raízes, o segredo de como recuperá-la em poucos dias: como fazem os jardineiros

Ressuscitar orquídeas sem raízes é muito simples. Leva apenas alguns passos, veja como fazer isso.

As orquídeas são plantas muito especiais e são caracterizadas por suas flores. Até algumas décadas atrás, era considerada uma planta de elite, pois precisava ser mantida em altas temperaturas e alta umidade. Ao longo dos anos, espalharam-se muitas variedades que se adaptam facilmente ao clima europeu mais frio. Na verdade, hoje são plantas populares e fáceis de propagar em casa ou no jardim.

Tem origem na Ásia e existem cerca de 20.000 espécies diferentes de orquídeas. E 650 gêneros diferentes. Cada variedade tem suas próprias características e necessidades específicas. No entanto, a regra básica para não deixar uma orquídea morrer é evitar expô-la à luz solar direta. Na verdade, a exposição à luz deve ser filtrada, caso contrário as flores e folhas podem queimar.

orquídeas

Então a orquídea não deve ser regada demais. Na verdade, é uma planta que não deve ser consumida todos os dias, mas aproximadamente a cada 5/12 dias (um pouco mais frequentemente nas estações mais quentes). No entanto, se notar que as orquídeas estão enfraquecendo, você deve intervir imediatamente.

Como revitalizar uma orquídea com raízes mortas

Muitas vezes, o enfraquecimento das orquídeas começa nas raízes  . Estes devem então ser fortalecidos para trazer a orquídea de volta à vida. A primeira coisa a fazer quando o problema está na raiz é cortar todas as áreas danificadas com uma tesoura.

Depois de concluído esse processo, é necessário levar um vaso com boa drenagem e um pouco de cascalho. Este último fica localizado no fundo do vaso e ajuda a escoar melhor o excesso de água no pires.

raízes de orquídea

Para trazer a orquídea e principalmente as raízes de volta à vida, é adicionado um ingrediente secreto, mas muito fácil de encontrar. Isso é areia que você despeja um pouco no vaso  . Você precisa fazer pequenos furos com a ajuda dos dedos, nos quais colocará as raízes da orquídea.

Agora basta regar a planta após colocá-la no pires que irá recolher o excesso de água. Então é bom colocar a planta em um local ensolarado, mas arejado. Você descobrirá que as raízes cresceram quando a planta parece ter se recuperado e está florescendo novamente. 

Então é hora de transplantar a orquídea. É preciso retirar com cuidado a orquídea do vaso e limpar bem as raízes. Em seguida, coloque-o em uma panela nova com pedras colocadas no fundo para drenagem. E aqui a orquídea renasce com apenas alguns passos simples.

Dicas para cuidar de orquídeas

Aqui estão algumas dicas para o cuidado ideal das orquídeas  . Como já dissemos, a exposição ao sol é muito importante. Existem temperaturas nas quais a orquídea deve permanecer: durante o dia ficam entre 20° e 22° e à noite a temperatura não deve cair abaixo de 16°.

Você pode dizer que sua planta está pegando muito sol quando as folhas começam a amarelar. Então é melhor colocar a planta em um parapeito de janela voltado para o norte. Porém, o contrário também pode acontecer, ou seja, falta luz e, nesse caso, o piso tende a ficar mais escuro. Se isso acontecer, mude o local e coloque-o em um local mais ensolarado, longe da luz solar direta.

orquídea

No que diz respeito à rega, a orquídea não precisa de muita água. Aconselhamos  a regar a jarra no início do dia mergulhando a jarra numa bacia com água durante 5 a 10 minutos  , melhor quando chove porque a torneira contém calcário.

Depois é importante que a planta tenha o solo certo e haja um especial para orquídeas que se venda em viveiros ou centros de jardinagem. Finalmente, fertilize a orquídea cerca de 2 vezes por mês, de março a outubro.