O vinagre é um ingrediente fundamental na cozinha que, aliás, nunca falta nas nossas despensas. Utilizamo-lo para temperar aperitivos, primeiros pratos e acompanhamentos, consegue dar um sabor diferente a cada alimento, tornando-o ainda mais saboroso e apetitoso.
Poucos sabem que é de facto um produto revolucionário não só em casa porque permite limpar em menos tempo mas sobretudo obter excelentes resultados, mas também no jardim.
Para quem não sabe, o vinagre salva as plantas tornando-as viçosas e saudáveis e obviamente muito mais bonitas. Em particular, pode ser útil para azaléias e gardênias que precisam de solo ácido para crescerem bem.
Solução milagrosa para deixar as plantas ainda mais bonitas
Para deixar as duas plantas citadas acima ainda mais bonitas que o normal , adicionam-se 150 ml de vinagre diretamente na água utilizada para regá-las e diluem-se em 3 litros de água. A solução não só aumenta a acidez do solo, mas também fornece ferro às plantas, que é um mineral fundamental para elas porque permite que cresçam bem.
Podemos, portanto, dizer que o vinagre é um herbicida natural fantástico que, se derramado diretamente sobre as ervas daninhas indesejadas, elimina-as de uma vez por todas. Já se quiser evitar o seu crescimento em zonas específicas da horta ou jardim, basta pulverizar um pouco nas zonas a tratar e adicionar sal que potencia os seus efeitos, dando resultados incríveis.
Obviamente é preciso ter cuidado ao borrifar, pois sendo um herbicida, também pode matar algumas plantas delicadas como a sálvia. Basta que as duas coisas entrem em contato acidentalmente e muitos danos sejam causados.
Mantenha as pragas afastadas usando vinagre – veja como
Em segundo lugar, o vinagre pode afastar formigas e pragas que matam ou danificam as plantas. Neste caso bastará aplicar uma pequena quantidade de vinagre diretamente nas plantas, preparando uma solução para despejar em spray. O funcionamento é o seguinte: você junta três partes de água, uma de vinagre e uma pequena colher de chá de detergente líquido.
Feito isso, agite o recipiente para misturar bem todos os ingredientes, depois borrife a solução nas partes interessadas e pronto. Quanto às flores de corte, porém, você pode fazer com que durem muito mais em casa.
Basta molhá-los com uma solução composta por duas colheres de vinagre e uma colher de açúcar. Cuidado porque essas quantidades são boas para um litro de água, então à medida que a água aumenta as quantidades de vinagre e açúcar também aumentam.
Use vinagre para remover sujeira ou ferrugem
Por último, pode ser útil para limpar e desinfetar ferramentas utilizadas para podar e trabalhar a terra, principalmente se estiverem enferrujadas. Por outro lado, por serem ferramentas que requerem pouca manutenção, enferrujam facilmente. Infelizmente, é perigoso usá-los porque se você se cortar poderá correr riscos muito graves.
Neste caso você pode aplicar vinagre puro nas partes afetadas pelo aparecimento de ferrugem ou simplesmente manchas de sujeira, pois também é capaz de remover o óxido ou pode mergulhar o equipamento diretamente no vinagre que é milagroso.
O mesmo pode ser feito para desinfetar vasos de terracota que você deseja movimentar pela casa e não sabe bem como limpá-los. Basta mergulhá-los numa solução de 25% de vinagre e 75% de água, depois escová-los e terá resolvido um grande problema que de outra forma teria criado desconforto e confusão.