Várias pessoas compartilharam como saber se o grão de arroz é orgânico ou plástico. Uma primeira observação é que os grãos de arroz, quando passam entre os dedos como os grãos normais de arroz, apresentam um odor característico. O arroz plástico também é mais branco que o arroz normal e exala um odor químico muito forte. Mesmo quando este arroz artificial é cozido exala um cheiro de queimado, a textura deste arroz de plástico fica como uma sopa após o cozimento. Outro sinal de alerta é o baixo custo deste arroz falso dependendo de onde ele vem, pois o arroz de plástico é muito barato.
Sim, existem várias maneiras de distinguir o arroz verdadeiro do arroz plástico. Embora a propagação de arroz falso ou estirado com plástico seja rara, é importante estar vigilante. Aqui estão algumas maneiras de distinguir o arroz real do arroz plástico:
Considere os grãos: o arroz verdadeiro tem um formato natural e irregular, enquanto o arroz de plástico costuma ser liso e de formato uniforme. Observe atentamente os grãos e procure formas irregulares e rachaduras que podem aparecer no arroz real.
Sinta a textura: O arroz verdadeiro tem uma certa textura e pode rachar ou quebrar facilmente ao ser tocado. O arroz plástico tende a ser mais macio e pode parecer pegajoso ou emborrachado.
Teste de água: Um teste popular é o teste de água. Coloque alguns grãos de arroz em um copo de água. O arroz verdadeiro geralmente afunda no fundo da jarra, enquanto o arroz de plástico pode flutuar na superfície ou no centro da jarra. O arroz plástico também pode flutuar na água por mais tempo sem se dissolver.
Teste de cheiro: O arroz verdadeiro tem um odor natural e neutro. O arroz plástico pode ocasionalmente apresentar um odor químico incomum. Cheire o arroz e observe as diferenças.
Teste de Culinária: Pode haver algumas diferenças ao cozinhar arroz em plástico. O arroz plástico pode ficar pegajoso e ter uma textura incomum, enquanto o arroz verdadeiro cozinha normalmente e tem uma textura familiar.
Testes de raios X: Em alguns países, os testes de raios X são realizados para identificar arroz falsificado. O arroz plástico pode parecer diferente nas radiografias do que o arroz real.
Qualidade e procedência: Preste atenção à qualidade e procedência do arroz. Compre arroz de varejistas e fabricantes confiáveis. Você também deve prestar atenção aos avisos ou relatos de arroz falsificado em sua região.
Conteúdo promovido
É importante ressaltar que o arroz falso, que na verdade é feito de plástico, é extremamente raro e a maioria dos países possui controles e regulamentações rígidos de qualidade e segurança alimentar. No entanto, é aconselhável estar ciente desses métodos de diferenciação para garantir que você desfrute de um arroz verdadeiro e de alta qualidade.