Quando chega o frio e as temperaturas caem, algumas plantas de interior requerem atenção especial. E por uma boa razão, nem todos têm a mesma capacidade de suportar as temperaturas frias do inverno. Oferecemos-lhe uma solução a adotar para proteger as suas plantas e evitar que o frio as danifique.
Como proteger as plantas de interior do frio?
A primeira coisa a fazer quando as temperaturas começam a cair é mudar a posição das plantas. Leve para casa todas as plantas propensas à geada que você tiver na sua varanda ou terraço. Tenha também cuidado para não colocá-los em nenhum lugar da casa. Você pode mantê-los perto de uma janela para proporcionar exposição à luz, mas tome cuidado para não deixar a folhagem tocar a superfície fria da janela. As folhas podem então murchar ou congelar. Lembre-se de que é melhor manter as plantas longe de janelas ou janelas salientes se estiver muito frio. Proteja também suas plantas das correntes de ar e mantenha- as longe de qualquer fonte de calor, como radiador ou lareira. Estes secam o ar circundante e, portanto, também correm o risco de secar as suas plantas.
Para plantas de interior frágeis é aconselhável cobri-las para protegê-las do frio. Para isso, você pode embrulhar os vasos com jornal ou cobrir o solo das plantas com cobertura morta, para proteger as raízes do frio e limitar a evaporação da água. Você pode fazer uma cobertura morta com composto ou grama, ou optar por fazer uma cobertura mais decorativa com cascas de frutas ou lascas de madeira.
Que outras ações você deve tomar para proteger as plantas domésticas durante as estações frias?
Para evitar que mudanças repentinas de temperatura afetem suas plantas, você pode fornecer-lhes os seguintes cuidados.
- Regar plantas de interior
O uso do aquecimento, quando a temperatura cai, resseca o ar circundante. Então torna-se importante regar as plantas de sua casa. Para isso, opte por água morna, de preferência desmineralizada. Para dar às suas plantas, principalmente as tropicais, um nível de umidade suficiente, você pode guardá-las no banheiro. Lembre-se de borrifar também diariamente a folhagem das plantas, para evitar que as folhas ressequem.
- Forneça às plantas luz suficiente.
As plantas de interior precisam de luz para a fotossíntese. Se a sua casa recebe pouca luz, principalmente no inverno, é aconselhável utilizar iluminação artificial. Mesmo as plantas verdes precisam de 12 a 14 horas de luz. As plantas com flores precisam de 14 a 16 horas de exposição à luz. Dito isto, você pode pendurar uma luminária 30cm acima das plantas. Você pode usar uma lâmpada fluorescente ou uma luz hortícola. Em vez disso, evite lâmpadas halógenas que emitem muito calor, além de consumirem muita energia. Tenha em mente que se a folhagem das suas plantas começar a amarelar, significa que falta luz.
Também é recomendado armazenar plantas de interior em uma sala iluminada e em temperatura ambiente. Evite superaquecer sua casa, para garantir a sobrevivência de suas plantas.
Graças a estas dicas você protegerá suas plantas de interior do frio e as ajudará a enfrentar melhor os períodos frios do ano.