São 10 plantas que tendem a florescer apenas à noite. Veja o que são e como tornar o seu jardim um lugar mágico.
Sempre houve muitas plantas e flores nas nossas casas e jardins, mas nem todas tendem a mostrar a sua beleza ao sol e há algumas que preferem a noite.
Embora as flores sejam maravilhosas de ver ao sol, algumas delas tornam-se mágicas à medida que a luz desaparece devido a algumas características que desenvolveram que tornam o nosso jardim semelhante a um conto de fadas.
Plantas: aqui estão as que tornam o nosso jardim mágico porque florescem à noite.
Evoluindo, essas espécies de plantas têm favorecido a hora do dia em que o sol se põe para garantir que sua polinização ocorra sem distrações e para favorecer sua abertura a insetos como varejeiras e mariposas.
Por esta razão, alguns insectos polinizadores consideram-nas atractivas e a fertilização ocorre mais rapidamente do que com outras flores porque poucas espécies estão presentes nos jardins à noite.
Plantas: aqui estão as 10 que florescem à noite
Entre estas estão 10 plantas que estão entre as mais bonitas e conhecidas e que tendem a mostrar as suas cores principalmente à noite e podemos tê-las todas no nosso jardim.
A espécie mais famosa
A primeira é a Bela Noturna, muito famosa por possuir pétalas que tendem a ficar fluorescentes no escuro e passar do rosa ao roxo, atraindo insetos graças a essa fluorescência.
O seu perfume é muito característico e completamente diferente do da segunda planta, ou seja, a Brugmansia que exala um cheiro mais cítrico e tem flores amarelas, em forma de sino e pendentes.
A terceira espécie é Ipomea alba, também conhecida como Flor da Lua. Esta flor tende a florescer à noite e é um sino com corolas brancas muito grandes que emitem um perfume característico apenas à noite.
Da Nicotânia também emana um perfume intenso, e as flores tendem a abrir ao entardecer para não serem danificadas pelo calor do sol, sendo esta planta também comumente conhecida como tabaco ornamental.
Plantas: aqui estão as 10 que florescem à noite
Uma das plantas mais famosas é o jasmim noturno, conhecido por ser percebido pelo cheiro à longa distância também devido ao sopro do vento e é caracterizado por pequenas flores verde-esbranquiçadas que podem aparecer azul.
Outra planta conhecida é a Mãe da Noite, originária dos EUA, tem flores muito grandes que exalam um perfume particular principalmente nas noites de verão assim como a Prímula que abre ao pôr do sol e parece quase fluorescente na escuridão. Possui aroma delicado e abundantes corolas amarelas.
Entre as plantas noturnas encontramos também variedades de suculentas como Cereus e Selenicerius que têm a particularidade de produzir flores que não duram mais de 36 horas.
Outras plantas que tendem a florescer à noite também incluem a alcaparra e algumas espécies de nenúfares que preferem florescer à noite. Todas essas plantas têm dificuldade de crescer no frio e por isso é útil protegê-las com palha ou tecido durante o inverno.