As raízes são conhecidas por seus tubérculos ou bulbos subterrâneos ricos em nutrientes, mas você sabia que muitos deles também contêm verduras comestíveis? Acelga, nabo, rabanete e cenoura são apenas alguns exemplos de verduras deliciosas e nutritivas que muitas vezes são descartadas. Aqui estão 13 raízes vegetais que contêm verduras comestíveis que você pode querer começar a incorporar em suas refeições:
- Gravador
Esses vegetais não são apenas ricos em vitaminas e minerais, mas também uma excelente fonte de fibras e antioxidantes. E a melhor parte? Eles podem ser usados em uma variedade de receitas, desde saladas até refogados e smoothies. Então, da próxima vez que você comprar raízes, não jogue fora as verduras! Experimente e descubra uma nova forma de adicionar mais nutrientes e sabor às suas refeições.
#1 Topos de cenoura
- Gravador
Fonte: Bobvila
As pontas da cenoura não são apenas uma excelente fonte de vitamina C, mas também são ricas em potássio e cálcio. Para evitar o acúmulo de umidade e o apodrecimento, é recomendável armazenar as pontas das cenouras separadamente, em local fresco e seco.
#2 Legumes de Batata Doce
Fonte: carrossel
As folhas são ricas em minerais e vitaminas. Têm sabor agradável apesar do ligeiro amargor, que pode ser eliminado lavando-os com água de arroz.
#3 Cebola verde
Fonte: Reddit
Com seu suave sabor de cebola, esses vegetais são um substituto popular da chalota e podem realçar o sabor de ensopados, sopas, saladas e omeletes.
#4 Topos de rabanete
Fonte: gardenerspath
O rabanete tem um sabor apimentado que pode ser apreciado cru ou cozido e pode lembrá-lo do sabor ousado da rúcula.
#5 Chicória
Fonte: silverfallseed
As verduras vibrantes não apenas fornecem uma rica fonte de vitamina K, mas também oferecem um sabor picante e amargo que se torna mais suave quando cozido e pode ser consumido de forma semelhante ao aipo.
#6 Arracchachá
Fonte: cultivável
Com sabor amargo e formato que lembra uma cenoura rechonchuda, a mandioca é uma raiz que tem sabor intermediário entre o aipo e a cenoura. A sua polpa roxa ou amarela pode ser um complemento versátil para pratos de carne, saladas, sopas, ensopados, purés ou queijos.
#7 Gengibre
Fonte: mundo dos jardineiros
Não reservado apenas para o chá, o gengibre também pode ser picado e incorporado em uma variedade de bebidas. Seu sabor doce e apimentado é realçado quando cozido no vapor, salteado ou fervido, tornando-os um ótimo complemento para sopas e pratos não vegetarianos.
#8 Nabos
Fonte: tudo sobre jardinagem
Surpreendentemente saborosos e totalmente comestíveis, os nabos oferecem um tesouro de minerais e vitaminas que superam até mesmo aqueles encontrados na raiz do nabo, semelhante à densidade de nutrientes das folhas de beterraba.
#9 Aipo com raízes de nabo
Fonte: gardenerspath
caules e verduras são mais saborosos e mais ricos em nutrientes do que os bulbos. Podem ser um complemento precioso para risotos, caldos e sopas, ou combinados com feijão para um acompanhamento nutritivo.
#10Daikon
Fonte: rede experimentalfarm
Um versátil vegetal de inverno, o daikon, também conhecido como “raiz grande”, pode se tornar mais palatável lavando-o com água de arroz antes de cozinhar. Seus vegetais fatiados podem adicionar um sabor diferenciado a saladas, macarrão e sanduíches.
# 11 Alho-poró
Fonte: rhs
Na verdade, os topos do alho-poró são verdadeiramente deliciosos e também ricos em frutanos, uma fibra prebiótica que garante a saúde intestinal. Existem inúmeras maneiras de saborear o alho-poró, como refogá-lo com amendoim e óleo de gergelim, caramelizá-lo em geléia de cebola, assá-lo ou fritá-lo com carne de porco, frango, aipo e castanha de caju.
#12 Beterraba
Fonte: freepik
A beterraba vermelha é um vegetal que pode ser consumido integralmente, desde as folhas até o caule e a raiz, tanto cozido quanto cru. As folhas e caules podem ser salteados em azeite e alho e usados como cobertura de sanduíches ou adicionados em saladas junto com beterraba cozida.