Com a chegada do outono e a queda gradual das temperaturas , os aficionados por plantas lamentam perder as belas cores das plantas de verão .
No entanto, eles podem não saber que existem plantas com flores igualmente bonitas que crescem e florescem mesmo nas temperaturas mais baixas. É o caso do ciclâmen .
Famosa por suas flores brancas, rosa ou vermelhas e folhagem em vários tons de verde, é hora de cultivar ciclâmen .
Descubra algumas regras de ouro a seguir para um ciclâmen lindo e exuberante.
água corretamente
Uma boa irrigação é o principal segredo para ter um cíclame resplandecente, saudável e florescente . Aqui estão os dois métodos que melhor se adaptam à planta.
água de cima
O método clássico e mais prático é a irrigação por aspersão. Especialmente indicado para períodos muito frios, permite dosear com precisão a quantidade de água a utilizar.
Para fazer isso, regue de cima com um regador e tente molhar apenas o solo e não as folhas ou flores.
irrigação por imersão
Consiste em colocar a planta com o vaso inteiro em um recipiente com pelo menos 5 ou 6 cm de água e deixar lá por cerca de 30 minutos. Este é um método que deve ser utilizado principalmente em períodos de transição, quando as temperaturas estão na média.
Mova sua planta com base na temperatura
O ciclâmen tem a vantagem de ser facilmente adaptável tanto em ambientes internos quanto na varanda .
Na verdade, ao contrário do que estamos acostumados a pensar, o ciclâmen aprecia a temperatura, mas não o frio . A temperatura ideal para cultivá-la é entre 10 e 15°C .
Para fazer isso, você pode mantê-lo do lado de fora. No entanto, se estiver muito frio, leve-a para um quarto sem aquecimento artificial, mas não excessivamente frio.
Fertilize seu ciclâmen a cada 3 semanas
Para ter um ciclâmen magnífico , é necessário usar um fertilizante específico para plantas com flores, ou seja, à base de alto teor de potássio e fósforo.
Para usar este produto, dilua-o de acordo com as proporções indicadas na embalagem. Como regra geral, deve ser usado uma vez a cada 3 semanas.
No entanto, existem opções naturais mais eficazes, como cascas de banana. Ricos em potássio, você pode aproveitá-los com grande eficácia, quebrando-os em pequenos pedaços e espalhando-os sobre o solo da planta. Novamente, faça isso a cada 3 semanas ou mais entre setembro-outubro e fevereiro-março.