Os produtos químicos que costumamos usar para branquear roupas podem ser muito prejudiciais à saúde, causando graves danos à pele, alergias, irritação das mucosas, intoxicações e muito mais. O poder branqueador do cloro é bem conhecido, mas nem todos os seus efeitos nocivos são conhecidos.
Sem contar que os clareadores comerciais costumam ser protagonistas de acidentes domésticos gravíssimos, que geralmente envolvem crianças.
O uso frequente de produtos químicos para branquear roupas pode causar problemas no sistema respiratório, irritação na pele, danos ao sistema nervoso, alergias e asma, reações químicas perigosas se entrar em contato com outros produtos como perfumes, sabonetes ou cremes.
Neste artigo explicaremos como branquear roupas com produtos naturais, muitas vezes já presentes em casa. Utilizar produtos naturais significa ajudar a salvaguardar o ambiente, bem como prevenir graves problemas de saúde.
Vinagre branco : além de clarear telas, ajuda a amaciar os tecidos, removendo outros produtos químicos adicionados às roupas por diversos motivos. Adicione um copo de vinagre branco ao ciclo de lavagem.
Limão : O suco de limão clareia e ilumina os tecidos. Adicione meia xícara de suco de limão fresco ao sabão em pó.
Peróxido de hidrogênio : é um poderoso alvejante e desinfetante mesmo que não contenha cloro. Adicione meio copo de água oxigenada às roupas antes de lavá-las.
Bicarbonato de sódio : Além de clarear, desinfeta e refresca as roupas. Misture meia xícara de bicarbonato de sódio com detergente (de preferência em pó).