As orquídeas são uma família inteira de plantas que conta com mais de 25.000 espécies. São flores com um formato muito característico, que podem ter várias cores e são cada vez mais apreciadas como flores para presente. Atualmente, eles estão presentes em quase todo o mundo, mas são particularmente importantes na Índia, em Madagascar, na China e no Himalaia.
Se você quer aprender como plantar essas lindas plantas com flores espetaculares, continue lendo este artigo de agrovet77.com onde mostraremos detalhadamente como plantar orquídeas em vasos.
Vasos para orquídeas:
A grande maioria das orquídeas são plantas epífitas. Isto significa que se trata de espécies que vivem no seu habitat natural ancorando-se em árvores ou rochas em vez de serem enterradas. Então, se você enterrar sua orquídea em um vaso com terra, como costuma acontecer com outras plantas, é muito provável que você acabe matando a planta causando o apodrecimento de suas raízes, o que é melhor se elas forem mais bem ventiladas.
Por isso, a escolha do vaso para orquídeas é muito importante , pois além dos clássicos vasos de terracota , existem também outros tipos de recipientes particularmente adequados para estas plantas. As orquídeas geralmente usam vasos pequenos, embora haja exceções, como as orquídeas que requerem vasos maiores para acomodar seu grande sistema radicular. Aqui estão os vasos de orquídeas mais recomendados:
- Vasos de plástico transparentes: São mais indicados para orquídeas que realizam a fotossíntese através das raízes e para aquelas cujas raízes nos informam quando a planta precisa ser regada, pois nos permitem ver seu sistema radicular sem ter que manusear a planta. .
- Vasos de tela de arame: Permitem melhor respiração das raízes e seu design permite que sejam facilmente pendurados no alto, tanto por questões estéticas quanto para posicionar a planta em locais onde receba mais sol.
- Potes de madeira: Feitos de um tipo especial de madeira resistente ao apodrecimento. Seu desenho também deixa pequenos furos que melhoram tanto a respiração do sistema radicular quanto a drenagem do recipiente. Recomenda-se cobrir as paredes internas com uma camada de musgo antes de adicionar o substrato.
Claro que também podemos usar vasos de cerâmica tradicionais ou vasos especiais para orquídeas, que estão à venda em lojas especializadas.
Substrato para orquídeas:
Existem três tipos principais de substratos de orquídeas que podem ser produzidos dependendo da espécie específica de orquídea. Todos concordam com a ausência de solo, o que não é benéfico para as raízes dessas plantas . Escolhemos misturas compostas por uma parte de perlita, uma parte de carvão de grau médio e quatro partes de casca de coco ou fibra ou casca de abeto de grão fino, médio ou grosso.
- Mistura grossa: Este substrato é particularmente recomendado para cymbidium e outras espécies de grande porte.
- Mistura média: recomendada para espécies de Cattleya e Phalaenopsis, entre outras.
- Mistura valiosa: uma das mais utilizadas para Oncidium, Paphiopedilum, Oncidiinae e praticamente todas aquelas que necessitam de mais umidade devido às suas raízes pequenas.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você no cultivo de uma linda flor como a orquídea.