O limoeiro é uma árvore frutífera que pode produzir frutos em qualquer época do ano. Para isso, você deve cuidar do seu arbusto podando-o corretamente. Com efeito, com uma poda correta, o seu limoeiro pode crescer nas condições adequadas e produzir frutos abundantes durante todo o ano. Aqui você tem todos os detalhes.
Quando um limoeiro deve ser podado?
Via de regra, a poda do limoeiro é feita entre o final do inverno e o início da primavera. No entanto, você pode esperar até depois da frutificação para realizar esta etapa. Se você cultiva seu limoeiro em vaso, a poda é feita a cada 1 ou 2 anos. No entanto, você pode fazer pequenas podas adicionais ao longo da temporada.
Em geral, você deve intervir um mês após a formação do novo crescimento. O que você deve evitar é podar o limoeiro durante ou pouco antes da estação das geadas.
Você também deve ter em mente que os limoeiros são podados quando começam a crescer novamente. Por fim, se você tem uma árvore frutífera abandonada há muito tempo, faça a poda em março.
Para podar seu limoeiro, você precisa de uma tesoura de poda. Antes de utilizá-los, deve-se desinfetá-los para evitar o risco de contaminação. Além disso, use um par de luvas, pois o limoeiro possui grandes espinhos no tronco e nos galhos .
Se for podar galhos grandes, é aconselhável usar massa cicatrizante . Este produto fortalece o limoeiro ao mesmo tempo que evita que patógenos infestem sua árvore frutífera.
Como fazer seu limoeiro dar frutos?
Os limoeiros são fáceis de cuidar, tanto em vasos como no jardim. Porém, às vezes sua árvore frutífera não floresce e, portanto, não dá frutos. Lembre-se que o limoeiro começa a dar frutos aos 4 ou 5 anos .
Após esse período, você deve levar em consideração a época do ano para cuidar do seu limoeiro e fazer com que ele frutifique rapidamente. Na primavera, mantenha o limoeiro longe da luz solar direta. O ideal é colocá-lo em local semi-sombra. Você também pode levá-lo para fora durante o dia e colocá-lo à noite.
Além disso, não negligencie a rega. Durante a estação quente, regue generosamente os limoeiros que estão em terreno aberto. Se o seu limoeiro estiver em uma panela, regue-o dia sim, dia não.