Cultivo de bonsai

Cultivar bonsai não é uma operação simples, são necessários diversos conhecimentos e ferramentas adequadas. Vamos descobri-los juntos.

O bonsai DIY permite simular, em um pequeno espaço, o cultivo de uma planta “real” cujo crescimento e cuidado podem durar anos.
Se adquirirmos os bonsai já preparados (podem ser encontrados em grandes centros de jardinagem e bricolagem), lembremos que o cultivo do bonsai é um processo delicado e por isso não podem ser guardados em casa seja qual for a sua origem, mas as regras devem ser seguido cultive-os para não correr o risco de fazê-los morrer.
Árvores caducifólias de crescimento lento, como carvalhos e algumas espécies de bordos, são as mais adequadas para o cultivo como bonsai, assim como alguns arbustos perenes, por exemplo, o cotoneaster e o espinheiro. As coníferas, em particular, adaptam-se melhor a este tipo de cultivo do que qualquer outra espécie.

AS FERRAMENTAS ADEQUADAS PARA O CRESCIMENTO DE BONSAI
fotos de ferramentas de bonsai
O cuidado de um bonsai exige que intervenções diárias sejam realizadas com cuidado e com a ajuda de ferramentas especiais.
O garfo (1) permite aceder às partes mais internas da folhagem e raízes e remover folhas de relva, ramos mortos ou insetos. A poda é realizada com tesouras específicas (2) em diversos formatos.
Os alicates (3) de diferentes tamanhos dependendo da necessidade: para cortar galhos grandes ou partes do tronco da planta.

O TRANSPLANTE CERTO

O preparo de um bonsai adquirido em viveiro começa com a extração da planta do recipiente original para transplantá-la para um vaso menor.
Com a ferramenta apropriada localizamos as raízes primárias. Vamos descobri-los com delicadeza retirando a terra, evitando danificá-los.
Corte parte das raízes com uma tesoura. Mantemos a proporção certa entre vegetação e raízes para ter um bonsai harmonioso.
Depois de preparada a drenagem, colocamos a planta no novo vaso. Cobrimos as raízes com solo específico, pressionando bem.
Definimos o formato dos galhos com um fio de ferro, cobre ou alumínio partindo do tronco e chegando aos galhos principais.
A parte superior da planta deve ser podada proporcionalmente ao sistema radicular. A aparência da árvore podada deve ser natural.
Leia também o artigo sobre ficus ginseng bonsai.

Cultivando bonsai última modificação: 2022-09-30T17:44:00+02:00 por Faidate Ingiardino

Navegação de artigos