Replantando plantas de casa

O repoteamento de plantas domésticas com a substituição periódica dos recipientes de plantas por vasos maiores é essencial quando o volume de solo se torna insuficiente para as necessidades das próprias raízes das plantas. A melhor época para replantar plantas domésticas é no início da primavera, quando elas começam a crescer vigorosamente novamente.

O repoteamento de plantas de casa é uma operação que deve ser realizada anualmente se o recipiente for pequeno (até 16-18 cm de diâmetro), a cada dois ou mais anos para vasos maiores ou quando as plantas apresentam crescimento lento como suculentas. A operação é simples, mas deve ser realizada sem causar traumas especiais ao sistema radicular. Você precisa de um vaso um pouco maior do que o que está usando, um bom solo e um material de drenagem (você encontra tudo na seção de jardinagem dos centros de bricolagem). Se usarmos um pote de barro para o repoteamento, é melhor que esteja bem umedecido para evitar que retire líquido do solo nos primeiros momentos após o repoteamento.

Enchemos um terço do recipiente com material de drenagem e depois colocamos o novo solo. Agora vamos extrair a bola de barro do vaso velho: se a planta for jovem evitamos torcer a coleira. Se houver peças secas, remova-as. Colocamos a planta no centro do novo vaso e colocamos mais terra ao redor do pão, deixando de três a cinco centímetros do nível do solo até a borda do vaso.

Molhar em duas ou três etapas com água à temperatura ambiente até começar a sair água pelo orifício de drenagem.

DO ANTIGO AO NOVO VASO

foto de replantio de plantas de casa
Para replantar a planta, ela deve ser extraída lentamente do vaso antigo sem danificar as raízes.
Antes de replantar plantas domésticas, as partes danificadas das raízes devem ser removidas. Se o solo entre eles for de má qualidade, deverá ser eliminado.
No fundo do novo vaso colocamos um pedaço de barro no furo de drenagem para diminuir o fluxo da água de irrigação.
Enchemos o fundo da panela com 3-4 centímetros de argila expandida o que garante o escoamento contínuo da água.
VAMOS COLOCAR O SOLO

Em cima da argila expandida colocamos um pedaço de tecido hortícola que evita que a terra se misture com as bolas.
Despejamos alguns centímetros de terra para vasos deixando uma cavidade no centro para acomodar a bola de terra com as raízes.
Após inserir a planta, coloque mais terra ao redor das raízes até 4-5 cm da borda.
Pressionamos a camada de solo para que fique bem em contato com as raízes. No final irrigamos com água à temperatura ambiente.

Navegação de artigos