Guia para escolher a estrela de Natal

Desde o início de novembro elas apareceram em quase todos os lugares, mas para ter certeza de que a Estrela de Natal (ou Poinsétia) mantém sua beleza por muito tempo, é importante observar algumas regras simples na hora de comprar.
Folhas e flores ‘em formato’
Para avaliar a qualidade de uma amendoim, é sempre bom observar atentamente as folhas e flores antes de decidir comprá-la.
As plantas ‘aptas’, que receberam os devidos cuidados, podem de facto ser reconhecidas não só pelas flores frescas e cheias, mas também pela folhagem equilibrada e isenta de danos visíveis (como descoloração, deformação, etc.). As folhas são expressão do bom estado de uma planta, e aqui está o porquê: se com um leve toque nas laterais do vaso as folhas caem, é melhor não comprar a planta.

Mas vamos às flores. Os da Estrela de Natal são minúsculos e inconfundíveis. Agrupadas em pequenos grupos na base das brácteas coloridas, medem apenas alguns milímetros de diâmetro. Assim como as folhas, as flores também fornecem uma boa indicação do estado da planta. Se, por exemplo, os botões redondos forem amarelados, a planta é fresca e quase certamente manterá a sua beleza por mais algumas semanas. Mas se as flores estiverem cobertas de pólen amarelo, é um indício de que a amendoim já está envelhecendo e logo perderá suas lindas brácteas. Portanto, é melhor direcionar nossa escolha para outro lugar.

Local protegido e solo ligeiramente úmido
É melhor evitar poinsétias expostas ao frio ou deixadas ao ar livre. Estas plantas que gostam de calor não apreciam correntes de ar ou temperaturas abaixo de 15 graus. As consequências de comprar plantas mantidas nestas condições muitas vezes só são visíveis nos dias seguintes, quando a Poinsétia perde repentinamente as folhas. Neste caso há pouca esperança de recuperá-la e a única coisa a fazer é comprar uma nova fábrica.
Uma amendoim regada corretamente terá uma vida longa e saudável, por isso é importante verificar também deste ponto de vista antes de prosseguir com a compra. As poinsétias nunca devem ser regadas demais, mas também não devem ser deixadas secar. Para saber se uma Poinsétia foi regada corretamente, basta enfiar o dedo na panela. Se o solo parecer ligeiramente úmido e não houver sinais de que o vaso esteja cheio de água, não há razão para não comprá-lo. Outro truque (a ser feito quase secretamente porque não é muito apreciado pelo pessoal de vendas) poderia ser retirá-lo do vaso para verificar se as raízes são brancas.

A Estrela de Natal (ou Poinsétia), diferentemente do que muitos pensam, não é apenas vermelha. A paleta de cores desta planta varia do damasco ao bordô, do branco creme ao salmão, do laranja ao rosa, até os diferentes tons de vermelho, canela e amarelo limão. Além disso, existem inúmeras variedades bicolores com tonalidades e manchas atraentes, em vários tamanhos e com características diferentes.

Voltar para casa bem protegida Para
que a amendoim, escolhida com tanto cuidado, chegue em boas condições, ela deve necessariamente estar bem embalada com papel, dentro do ponto de venda, para evitar mudanças bruscas de temperatura durante a viagem que possam se revelar prejudiciais. sejam verdadeiros choques. Bem como danos às brácteas ou folhas.

A irrigação também pode ser uma ‘questão de gosto’
Independentemente do método escolhido, o importante é evitar muita ou pouca umidade: esta é a premissa para começar. Depois disso, a escolha de como realizar a irrigação também pode estar ligada ao gosto e estilo de vida de diferentes pessoas.
O método de imersão, por exemplo, é perfeito para quem tem pouco tempo para cuidar das plantas, ou para quem fica muito longe de casa, oferecendo a vantagem de poder se ausentar por alguns dias sem se preocupar em voltar para casa e encontrar a Estrela do Natal Seco.
Outras dicas: as mini Poinsétias devem ser regadas todos os dias, pois possuem pouca terra como reserva de água. Por esse mesmo motivo, essas pequenas estrelas reagem rapidamente às condições de seca, ou seja: o ar seco de ambientes internos pode representar um problema para elas, causando amarelecimento e queda de folhas. Portanto, não os coloque muito perto de fontes de calor.
Observação: quando as folhas caem ou ficam amareladas é sinal de que a Poinsétia foi regada demais. Neste caso, a superfície do solo deve secar completamente antes de ser molhada novamente. Com um pouco de sorte e muitos carinhos da nossa parte a planta vai se recuperar

Navegação de artigos