Já pensou em colocar rolhas nas suas plantas? O método é revolucionário e o jardim vai agradecer por este lindo presente.
Quem tem jardim em casa tem muita sorte, mesmo que não tenha o clássico polegar verde. Enriquecer estes espaços com plantas e flores é uma necessidade, mas é importante mantê-los saudáveis e viçosos durante todo o ano. As plantas, em particular, precisam ser verificadas e plantadas por um jardineiro profissional – por segurança – e depois usar pequenos truques como rolhas. Não sabe o que são? Explicamos isso para você abaixo.
Rolhas de cortiça: quem as inventou?
Antes de descobrir como utilizar as rolhas nas plantas, poucos sabem que elas já eram utilizadas no século V a.C. pelos gregos. Eles inventaram esses pequenos objetos para armazenar alimentos e outras coisas em recipientes. Um hábito que nasceu por acaso quando, há 2500 anos, se compreenderam as propriedades do sobreiro.
Não se trata apenas de isolamento térmico, mas também de uma extrema capacidade de selar vários recipientes/garrafas. É portanto praticamente indestrutível e garante um nível de resistência muito elevado. Em França, no século XVII, difundiu-se o hábito de utilizar rolhas de cortiça para vinho e champanhe: Pierre Dom Pérignon experimentou a sua utilização para reter bolhas e tornar o vinho ainda mais saboroso.
Tudo isto se deve, ainda hoje, à casca da cortiça, cuja estrutura e composição química da árvore são completamente naturais. Um dos seus pontos fortes é a estanqueidade graças à substância orgânica chamada suberina.
É ideal porque não é capaz de transmitir sabores desagradáveis ou substâncias nocivas e é totalmente insolúvel. Além disso, a sua elasticidade permite-lhe aderir completamente ao gargalo da garrafa com uma vedação perfeita durante mais de 20 anos.
Rolhas de cortiça para plantas: o método inovador
Estamos habituados a usar rolhas para fechar garrafas de vinho e champanhe. Porém, os jardineiros descobriram um ótimo método para as plantas, principalmente para quem quer mantê-las bonitas o ano todo.
Cuidar do seu espaço verde e exterior é importante, mas há muitas coisas a que prestar atenção. Do verão, quando as plantas e flores crescem, ao inverno, quando o frio pode atingir e danificar.
Regue, alimente, combata ataques de parasitas e entenda a posição ideal para cada estação do ano. Como pode uma rolha ser útil?
Ninguém sabe, mas este objeto natural é ideal para a manutenção de jardins. Basta guardar a rolha de vinho ou espumante, quebrá-la completamente e colocá-la no chão.
Os pedaços de cortiça decompõem-se, nutrindo naturalmente a planta e o seu solo e evitando a formação de bolores. Não é uma prática comum, mas os jardineiros a recomendam principalmente para evitar o uso de produtos químicos e conservantes.
A sua terra, o seu jardim e a sua carteira vão agradecer.