A orquídea é uma planta linda e basta seguir algumas regrinhas simples para mantê-la florida por muito tempo.
As orquídeas são flores muito especiais e muito bonitas . São plantas nativas de climas equatoriais, mas também se adaptaram às nossas temperaturas . Embelezam nossas casas com suas cores , ora intensas, ora suaves . Pertencem à família Orcidaceae . Existem muitas espécies , algumas das quais são apenas cultivadas , enquanto outras são encontradas crescendo espontaneamente na natureza.
São em sua maioria plantas epífitas , ou seja, possuem raízes aéreas . Isso permite que eles vivam em troncos de árvores ou rochas e recuperem a água de que precisam e também algumas substâncias de organismos em decomposição. Em nossas casas , pelo contrário, as espécies mais difundidas são aquelas com raízes para serem enterradas.
Se estamos prestes a comprar uma orquídea ou se alguém nos deu e não sabemos como cuidar dela, devemos saber que cuidar dela não é difícil, mas é necessário seguir alguns cuidados se quisermos não quero vê-lo desaparecer e morrer em pouco tempo.
Notemos primeiro que a orquídea adora climas claros e úmidos , dada a sua origem tropical. Porém, não é uma planta para ser plantada no solo . Temos que encontrar uma boa posição dentro das paredes de nossa casa. A área que você prefere é aquela voltada para o sul ou leste.
O lugar ideal para plantar nossa orquídea
Os raios do sol não devem atingi-lo diretamente, mas o local deve ser bem claro. A falta de luz é, de fato, uma das principais razões pelas quais nossa orquídea pode murchar. A temperatura ideal é entre 23-24°C no máximo e entre 16-17 °C no mínimo.
Também prestamos atenção à umidade. Se for muito, de fato, pode estragar as flores e se for pouco, as folhas podem enrugar e amarelar . A humidade ideal ronda os 70% e é perfeita para embelezar as nossas casas de banho ou cozinhas. É melhor colocar também um pires que vamos encher com argila expandida ou cascalho.
Acrescentamos um pouco de água que, ao evaporar, poderá garantir a umidade adequada às raízes. Alternativamente, podemos borrifar a planta, sempre pela manhã , com água desmineralizada ou, melhor ainda, com chuva . A rega deve ser mínima e somente quando o solo estiver seco.
Uma vez por semana é suficiente, durante o inverno e 2-3 vezes no verão. A água deve ser dada pela manhã e é importante prestar atenção à estagnação . Estes podem, de fato, sofrer apodrecimento da raiz e arruinar completamente nossa orquídea . Agora é só colocar essas pequenas dicas em prática e ver nossa orquídea florescer por muitos anos.