Uma espaldeira, uma grelha, um suporte para trepadeiras para cultivá-las dentro de casa, é fácil de construir. A espaldeira de bela madeira é coberta por pinhatas que sobem nela e delimitam os espaços da casa, servindo de guardiã das próprias plantas e de divisória, divisória aérea da casa.
A grade, em madeira redonda, utiliza como base os mesmos vasos onde crescem as plantas: utilizamos varetas de cobre de 30 mm de diâmetro para os três suportes e de 10 mm de diâmetro para as travessas horizontais.
A construção oferece uma solução muito requintada (as travessas passam dentro dos travessas através de furos feitos com grande precisão), mas também se pode optar por uma solução mais simples, a de amarrar as travessas aos travessas com um fio de latão muito fino para ser cruzado.
Suporte para trepadeiras – construção da grelha
foto da construção da espaldeira, Suporte para trepadeiras
Para fazer os furos com precisão, desenhe uma linha longitudinal. Marque os pontos a serem perfurados a uma distância de 150 mm um do outro.
Os furos, a serem feitos com broca de Ø 11 mm, são feitos com a broca fixada no suporte da coluna para ficarem perfeitamente verticais e alinhadas.
Inserimos as hastes de Ø 10 mm das travessas nos furos feitos nas de Ø 30 mm, criando a grade.
Travamos as conexões com parafusos auto-roscantes. Em cada tira os parafusos devem ser aparafusados frouxamente. O aperto final é feito no final.