Ingredientes:
550 g de farinha de trigo mole
175 ml de leite
120 g de manteiga
150 g de açúcar
30 g de açúcar em pó ou em neve
4 ovos
15 g de fermento seco
1 colher de sopa de sal
Preparação:
- Em uma panela aquecemos o leite e diluímos o fermento. Quando perceber que está completamente dissolvido, desligue e deixe esfriar até atingir a temperatura ambiente.
- Coloque a farinha e o sal em uma tigela e mexa até misturar bem. Abrimos um espaço em forma de vulcão, colocamos três ovos e depois acrescentamos aos poucos o leite com o fermento (lembre-se que deve estar em temperatura ambiente).
- Com a ajuda de uma espátula, mexa com movimentos envolventes. Ao ver que a massa está densa, use as mãos para completar a integração até obter uma massa homogênea.
- Enfarinhe a bancada e coloque a massa sobre ela. Estique, agora adicione a manteiga e amasse por 10 minutos. Não se preocupe se a massa ficar pegajosa no começo. Quando você terminar de amassar, é fácil de trabalhar.
- Forme uma bola com a massa, coloque em uma tigela, cubra com um pano limpo e deixe crescer por 2 horas.
- Após esse tempo nossa massa já cresceu. Pegamos e colocamos em nosso balcão. Amassamos por 3 minutos para retirar o ar.
- Mais tarde vamos montar nossos rolinhos de leite. Divida a massa em porções iguais. Eu recomendo que cada pão tenha o tamanho de uma maçã média. Essa quantidade rende cerca de 10 porções. Você pode torná-los redondos ou ovais, mas pequenos.
- Colocamos nossos pães de leite em uma bandeja forrada com papel manteiga e deixamos por 2 horas para a segunda fermentação.
- 10 minutos antes do final da fermentação, pré-aqueça o forno a 190 graus Celsius.
- Bata o ovo restante para pincelar cada brioche. Você enverniza todos eles e depois polvilhe com açúcar de vidro ou neve. Esta etapa os ajudará a formar aquela cor dourada brilhante.
- Coloque-os no forno por 15 minutos até ficarem bem macios, fofos e dourados.